APCD em pauta - Entidades da Odontologia se reúnem com Secretaria de Estado da Saúde para fortalecer políticas públicas

APCD em pauta - 26.08.2025

Entidades da Odontologia se reúnem com Secretaria de Estado da Saúde para fortalecer políticas públicas

Presidente da APCD, Dr. Wilson Chediek, participou do encontro articulado pela Frente Parlamentar da Odontologia

Representantes do setor odontológico e membros da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo | Foto CROSP
Representantes do setor odontológico e membros da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo | Foto CROSP

A valorização do Cirurgião-Dentista e o fortalecimento das políticas públicas de saúde bucal no Estado de São Paulo foram pautas centrais de uma reunião realizada recentemente na Secretaria de Estado da Saúde (SES). A convite do deputado estadual Mauro Bragato, coordenador da Frente Parlamentar da Odontologia, o encontro reuniu representantes do setor odontológico e membros do gabinete do secretário Dr. Eleuses Paiva – como a secretária executiva de estado da Saúde do Estado de São Paulo, Priscilla Reinisch Perdicaris e o coordenador da Coordenadoria de Regiões de Saúde (CRS) da SES/SP, Dr. Glalco Cyriaco -, para discutir demandas históricas da categoria.

A Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD) esteve representada pelo seu presidente, Dr. Wilson Chediek, que reforçou a importância de ações integradas entre entidades de classe, academia e poder público para garantir condições adequadas de trabalho aos profissionais da Odontologia e promover uma assistência de qualidade à população paulista.

Também participaram da reunião o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), representado pelo conselheiro Dr. Mauricio Querido, pela presidente da Comissão de Políticas Públicas, Dra. Marisa Sugaya, pela presidente da Comissão de Funcionalismo Público, Dra. Sônia Vilela, e pelas integrantes Katia Vassalo e Andréa Carita Serra. A professora da Faculdade de Odontologia da USP, Dra. Fernanda Carrer, também esteve presente.

Entre os principais temas abordados estiveram:

  • Ausência de Coordenação Estadual de Saúde Bucal, necessária para alinhar ações e programas voltados à Odontologia em todo o Estado;
  • Defasagem do valor do Prêmio de Incentivo (PiN) pago aos Cirurgiões-Dentistas concursados que atuam nas unidades da rede estadual de saúde;;
  • Proposta de formação de uma equipe técnica dedicada à área de saúde bucal dentro da SES;
  • Valorização dos profissionais concursados, com sugestão de aumento da gratificação por meio da incorporação ao salário.

Segundo os representantes da Secretaria, os temas estão em análise e fazem parte de um processo de reestruturação da saúde no Estado.

Para a APCD, o diálogo contínuo entre as instituições é fundamental para garantir avanços reais na saúde bucal coletiva. “Precisamos de um olhar estratégico, que entenda a Odontologia como parte integrante da saúde e que reconheça a atuação dos nossos profissionais no serviço público. A APCD continuará empenhada na defesa dessa pauta”, reforçou Dr. Wilson Chediek.

Por Swellyn França