Revista da APCD

Conhecimento

Revista da APCD

Publicação trimestral sobre odontologia, com artigos científicos para clínicos e especialistas
Publicação trimestral sobre odontologia, com artigos científicos para clínicos e especialistas

A Revista da APCD é uma publicação da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD) que circula, ininterruptamente, há mais de 77 anos. Com uma linha editorial voltada à publicação de artigos científicos direcionados ao Clínico Geral e aos Especialistas, dentro de uma visão clínica integrada, a Revista da APCD é um periódico tradicional e de renome na área odontológica, que circula trimestralmente. Seu Corpo Editorial, formado por profissionais das mais diversas especialidades da Odontologia, procura constantemente a atualização e o desenvolvimento editorial e científico do veículo.


Missão - A Revista da APCD destina-se à veiculação de originais nas seguintes categorias: artigo original; relato de caso(s) clínico(s); revisão sistemática de literatura; matéria especial de caráter jornalístico (“Matéria de capa”); informações sobre os Centros de Excelência (“Excelência em Odontologia“); informações gerais para o paciente (“Orientando o Paciente”). Respeitadas as categorias apresentadas acima, os originais submetidos devem estar de acordo com a linha editorial da Revista, eminentemente voltada aos clínicos e especialistas, devendo oferecer uma visão clínica integrada da Odontologia. A Revista da APCD aceita artigos de autores nacionais e internacionais, desde que estejam em inglês e português.


Os artigos de revisão de literatura devem enfatizar assuntos de relevância clínica sobre tópicos atuais da Odontologia. A revisão deve ser baseada em uma análise crítica da literatura e pode incluir dados ou exemplos da experiência de pesquisas científicas ou clínicas dos autores.

Classificação Qualis, indexação e tiragem
A Revista da APCD está classificada com o Qualis B 3 Nacional, ela é indexada pela BBO, LILACS e Latindex, e suas normas de publicação seguem os rígidos parâmetros internacionais.

Corpo Editorial

Editor Científico
Sidney Rafael das Neves

Editores Assistentes
Alessandra Pereira de Andrade, Cassius Carvalho Torres-Pereira, Eduardo Bresciani, Fausto Medeiros Mendes, Gustavo Pina Godoy, Jonas de Almeida Rodrigues, Michele Baffi Diniz, Murilo Fernando Neuppmann Feres, Saul Martins de Paiva, Sergio Luiz Pinheiro, Vanessa C. Mendes, Tatiane Fernandes de Novaes.

Conselho Científico Editorial
Adair Luiz Stefanello Busato (Ulbra, Brasil), Aida Sabbagh Haddad (APCD, Brasil), Alessandra Reis (UFPG, Brasil), Ana Carla Raphaelli Nahás (UNG, Brasil), Ana Cecília Aranha (Fousp, Brasil), Anna Fuks (Hadassah Scholl of Dental Medicine, Israel), Carlos Alberto Adde (Fousp, Brasil), Carlos Estrela (UFGO, Brasil), Cassiano Rösing (UFRS, Brasil), Celso Augusto Lemos Junior (Fousp, Brasil), Clarissa Calil Bonifácio (ACTA, Holanda), Dalva Cruz Laganá (Fousp, Brasil), Décio dos Santos Pinto Júnior (Fousp, Brasil), Erick Souza (UFMA, Brasil), Fábio Correia Sampaio (UFPB, Brasil), Fernando Borba de Araújo (UFRS, Brasil), Franco Arsati (Universidade Estadual de Feira de Santana), Gilberto Debelian (University of Oslo, Noruega), Isabela de Almeida Pordeus (UFMG, Brasil), Jenny Abanto (Fousp, Brasil), Jorge Luis Castillho (Universidad Peruana Cayetano Heredia, Peru), Katia Regina Cervantes (UFRJ, Brasil), Lidiany Karla Azevedo Rodrigues (UFC, Brasil), Lúcia Coelho Garcia Pereira (UniEvangélica, Brasil) Lucianne Coplemaia de Faria (UFRJ, Brasil), Luiz Alberto Plácido Penna (Unimes, Brasil), Magda Feres (UNG, Brasil), Marcelo Cavenagui (Unifesp, Brasil), Márcio Vivan Cardoso (KULeuven, Bélgica), Marco Antônio Bottino (Unesp, Brasil), Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado (FOB, Brasil), Maria Cristina Zindel Deboni (Fousp, Brasil), Maria das Graças Reis (UFTM, Brasil), Marília Buzalaf (FOB, Brasil), Mauro Henrique Nogueira de Abreu (UFMG, Brasil), Miguel Simão Haddad Filho (USF, Brasil), Miriam Lacalle Turbino (Fousp, Brasil), Regina Maria Puppin-Rontani (FOP/Unicamp, Brasil), Rodrigo Sanches Cunha (University of Manitoba, Canadá), Rogerio Heladio Motta (SL Mandic, Brasil), Sandra Kalil Bussadori (Uninove, Brasil), Thiago Machado Ardenghi (UFSM, Brasil), Thiago Saads Carvalho (University of Bern, Suiça), Vicente de Paulo Aragão Saboia (UFC, Brasil), Wagner Marcenes (Queen Mary University of London, Reino Unido), Walter Luiz Siqueira (University of Western Ontario, Canadá), Ynara Bosco de Oliveira Lima Arsati (Universidade Estadual de Feira de Santana).

Assessores do Editor Científico
Angela Mayumi Shimaoka, Caleb David Willy Moreira Shitzuka, Caroline Moraes Moriyama, Claudio Pannuti, Fernando Neves Nogueira, Isabel de Freiras Peixoto, José Carlos Pettorrosi Imparato, Mariana Minatel Braga, Mary Caroline Skelton-Macedo, Priscila Hernández de Campos, Susana Paim dos Santos.

Políticas

Foco e Escopo
A Revista é composta por artigos científicos inéditos, e por seções que visam à informação, o desenvolvimento e a excelência para os profissionais da Odontologia.

Responsabilidade Editorial
Os conceitos e as afirmações constantes nos originais são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não refletindo, necessariamente, a opinião da Revista da APCD, representada por meio de seu corpo editorial e comissão de avaliação. Só será permitida a reprodução total ou parcial com a autorização dos editores.

Processo de avaliação de manuscritos

* Controle do cumprimento das normas de publicação pela Secretaria;
* Avaliação dos originais pelo corpo editorial quanto à compatibilidade com a linha editorial da Revista;
* O conteúdo científico dos originais é avaliado por no mínimo dois assessores ad hoc, segundo os critérios: originalidade, relevância clínica e/ou científica, metodologia empregada e isenção na análise dos resultados. A comissão de avaliação emite um parecer sobre os originais, contendo uma das quatro possíveis avaliações: “desfavorável”, “sujeito a pequenas modificações”, “sujeito a grandes modificações” ou “favorável”.
* Os originais com a avaliação “desfavorável” são devolvidos aos autores, revogando-se a transferência de direitos autorais. Os originais com avaliação “sujeitos a modificações” são remetidos aos autores, para que as modificações pertinentes sejam realizadas e posteriormente reavaliadas pelos assessores ad hoc.

Declaração de ética e má prática

1. Relações entre o Corpo Editorial

O editor científico trabalha com uma equipe de editores assistentes e assessores, cada um com um papel e responsabilidade na Revista. O Corpo Editorial é composto pelo editor científico que convida cada membro, conforme sua experiência nas diversas áreas da Odontologia.

2. Relações com os Revisores

A Revista da APCD deixa claro para seus pareceristas o que espera deles em questões éticas, como confiabilidade de informações e recusa de avaliação em caso de interesses conflitantes. Em seus pareceres, os revisores devem expressar suas opiniões claramente com argumentos e referências de apoio, conforme necessário, e não devem ser difamatórios.
O sistema eletrônico de submissão e avaliação de artigos da Revista da APCD permite que seja avaliado o desempenho dos revisores, podendo ser excluído caso não respeito às regras da publicação.

2.1 Relações com os Autores

Os autores são orientados a acessar as Normas de Publicação da Revista da APCD para elaborar o manuscrito. Depois, devem acessar o sistema eletrônico de submissão de artigos em que farão passo a passo a submissão de seu trabalho.

3. Normas e Direitos Autorais dos artigos
O conteúdo dos originais deve ser inédito. Não pode ter sido publicado anteriormente nem ser concomitantemente submetido à apreciação em outros periódicos, sejam eles nacionais ou internacionais.
Uma vez submetidos os originais, a Revista da APCD passa a deter os direitos autorais exclusivos sobre o seu conteúdo, podendo autorizar ou desautorizar a sua veiculação, total ou parcial, em qualquer outro meio de comunicação, resguardando-se a divulgação de sua autoria original.
Para tanto, deverá ser anexado por meio do site o documento de transferência de direitos autorais contendo a assinatura de cada um dos autores, cujo modelo está disponível no sistema de submissão.

3.1 Ética e Direitos Autorais dos trabalhos
Estudos realizados in vivo ou que envolvam a utilização de materiais biológicos deverão estar de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e seus complementos, e ser acompanhado de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do estabelecimento onde foram realizados.
Na apresentação de imagens e texto deve-se evitar o uso de iniciais, nome e número de registro de pacientes. O paciente não poderá ser identificado ou estar reconhecível em fotografias.
O termo de consentimento do paciente quanto ao uso de sua imagem e documentação odontológica é obrigatório e deve se referir especificamente à Revista da APCD.
Figuras e Tabelas já publicadas em outras revistas ou livros devem conter as respectivas referências e o consentimento por escrito do autor e dos editores.