CIOSP - 02.02.2023
40º CIOSP: II Grande Encontro da Saúde Bucal no SUS
No dia 25 de janeiro, durante a 40ª edição do CIOSP, ocorreu o II Grande Encontro da Saúde Bucal no Sistema Único de Saúde (SUS).
O evento tem o objetivo de reunir todos os coordenadores de Saúde Bucal em nível nacional, estadual e municipal para discussões sobre as ações e trocas de experiências no que se refere à Saúde Bucal Pública. Esse ano, foram apresentados e debatidos os resultados preliminares do projeto SB Brasil 2020; as políticas informadas por evidências: como a Saúde Bucal no estado de São Paulo trabalhou na pandemia da COVID-19, a retomada das ações coletivas: protocolo de Piracicaba, entre outros assuntos.
De acordo com a coordenadora do evento, Helenice Biancalana, a ideia é que esses debates resultem em ações para a melhoria da Saúde Bucal Pública. “A parceria entre a APCD e Secretaria de Estado teve início lá pelo ano 2000 e, desde então, promovemos esses encontros aqui no CIOSP. O Encontro de Coordenadores de Saúde Bucal do Estado de São Paulo, agora oficialmente, II Grande Encontro de Saúde Bucal no SUS, visa trazer todos os coordenadores de Saúde Bucal das três esferas para esses debates e exposições no CIOSP”.
Participaram da mesa solene de abertura do II Grande Encontro da Saúde Bucal no SUS, o presidente da APCD, Wilson Chediek, o presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas (ABCD), Silvio Jorge Cecchetto, o vice-presidente da Federação Nacional dos Odontologistas (FNO), César Roberto Schmidt, a Assessora Técnica no Gabinete do Departamento de Saúde da Família da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Elem Cristina Cruz Sampaio, representando a coordenadora geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Doralice Severo, a coordenadora da área técnica de Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Maria Fernanda de Montezuma Tricoli, bem como Maria da Candelária Soares, representando a Associação Brasileira de Saúde Bucal Coletiva (Abrasbuco), Gilberto Alfredo Pucca Junior, do Observatório Ibero Americano de Políticas Públicas em Saúde Bucal e Fernanda Campos de Almeida Carrer, coordenadora do Núcleo de Evidência em Saúde Bucal MS/OPAS/Fousp.
Texto: Comunicação APCD