Odontologia - 12.05.2025
Dia Mundial da Saúde Gengival: prevenção, estética e avanços clínicos na Periodontia contemporânea
Data chama atenção para a importância da saúde periodontal na prática clínica, destacando avanços terapêuticos, integração com a estética e impactos na saúde sistêmica

Celebrado em 12 de maio, o Dia Mundial da Saúde Gengival é mais do que um lembrete de higiene bucal — é uma oportunidade para destacar a importância do diagnóstico precoce, da abordagem minimamente invasiva e da harmonia estética na prática periodontal.
Apesar de o sangramento gengival ainda ser subestimado por muitos pacientes, ele é um dos principais sinais de inflamação, podendo evoluir para quadros mais complexos, como a periodontite. Por isso, segundo o Dr. Ricardo Schmitutz Jahn, diretor do Departamento de Periodontia do Conselho Científico (COCI) da APCD e professor da Universidade Santo Amaro (Unisa), o Cirurgião-Dentista tem papel fundamental na orientação ativa dos pacientes. “Aproveite a data para perguntar aos seus pacientes se têm notado sangramento, alterações de forma, contorno ou textura na gengiva. São sinais que merecem atenção. E não podemos esquecer da orientação básica e contínua: escovação adequada pelo menos duas vezes ao dia e uso diário do fio dental.”
Além da higiene bucal, o especialista reforça dois fatores de risco importantes: “o tabagismo, que afeta negativamente o processo de evolução da doença; e o diabetes, cuja relação bidirecional com a periodontite exige controle rigoroso da glicemia. Todos os pacientes devem ser alertados de que a doença periodontal não pode ser dissociada do risco para a saúde sistêmica.”, alerta o Dr Ricardo.
De remoção de bolsas à preservação estética: a nova era da Periodontia
A evolução do olhar clínico na Periodontia é destacada pelo professor de pós-graduação em Periodontia, Dr. Eduardo Saba Chujfi. Segundo ele, a estética associada à saúde periodontal transformou significativamente a abordagem terapêutica. “Os conceitos estéticos com saúde regem os nossos tratamentos atualmente. Hoje, buscamos proporcionar um sorriso harmônico, respeitando as proporções áureas dos dentes e o zênite gengival. A preocupação exclusiva com a remoção de bolsas ficou no passado.”
A técnica também mudou. “Nossas propostas atuais incluem delicadeza no alisamento do cemento radicular, sem exagero no desgaste, e o uso de terapias adjuvantes, como a Terapia Fotodinâmica, com azul de metileno e laser, cujos benefícios têm sido demonstrados por diversos estudos”, explica.
Outro ponto importante citado por Chujfi é a estética do sorriso. “Deixamos de lado cirurgias mutiladoras. Hoje, tratamos pacientes com sorriso gengival de forma mais conservadora, reduzindo o impacto estético e melhorando o bem-estar. A Periodontia evoluiu para garantir saúde, função e estética.”
Nesse cenário, o Dia Mundial da Saúde Gengival reforça que a saúde periodontal é um pilar da Odontologia contemporânea, com impacto não só na manutenção dentária, mas também na autoestima, na função e na saúde geral dos pacientes. Para os Cirurgiões-Dentistas, é uma oportunidade de reforçar a importância da avaliação periódica e dos cuidados domiciliares, e também de incorporar abordagens atualizadas, minimamente invasivas e integradas às demais especialidades odontológicas.
Por Swellyn França